quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A importância da ética para a carreira profissional

            Existem alguns quesitos importantes, que devem ser seguidas pelos profissionais no mercado de trabalho, e que são essenciais para se construir uma carreira com sucesso e pautada em princípios éticos e morais. Em outras palavras, os canditados precisam apresentar uma série de habilidades, que precisam ser adquiridas em decorrência do avanço do processo de globalização.

            Vale ressaltar que, por causa da intensa corrida e disputa no mercado de trabalho, o profissional necessita possuir algumas características importantes para obter vantagens. A aparência condizente com o local, a postura adequada do candidato e a forma culta da comunicação, são fundamentais para se tornar um profissional respeitado e admirado no ambiente de trabalho. Além dessas peculiaridades, o profissional precisa planejar e sistematizar um conjunto de valores morais e éticos que se enquadram ao perfil de um trabalhador qualificado e de sucesso.

            Um dos instrumentos necessários para se conseguir sucesso no ambiente de trabalho é investir no marketing pessoal, demonstrando, com objetividade e equilíbrio, suas capacidades e seu empenho na execução de suas atividades, mostrando seu valor, sua empatia e sua competência na realização das tarefas. Vale enfatizar que um dos pilares de um bom profissional está envolvido em conceitos éticos, caracterizados pela honestidade, equilíbrio e humanidade.

            Existem algumas habilidades que devem ser incorporadas pelo profissional no exercício de suas funções e que são responsáveis pelo sucesso e pelo bom desempenho. Uma delas é o conceitual, onde há a necessidade de conhecer a organização e o funcionamento do local em que trabalha e interagir a respeito de sua função e do papel que exerce no local em presta serviço. Outra habilidade é a humana, que envolve o aspecto concernente à maneira pela qual o profissional se relaciona com os demais colegas no ambiente de trabalho. Por fim, temos a técnica, que engloba os conhecimentos necessários acerca dos equipamentos que devem ser empregados na realização de uma atividade específica. Todas essas habilidades são importantes no sentido de viabilizar uma melhor interatividade do trabalhador no local em que cumpre certas funções.

            Partindo-se de uma análise conjuntural, tendo como parâmetros os conhecimentos adquiridos no curso sobre a educação e o sistema de ensino, podemos afirmar que a postura do docente deve ser repensada e avaliada peridiocamente. Ao assumir essa profissão, o educador necessita reformular sua conduta dentro e fora da sala de aula, pois o professor, na maioria das vezes, é considerado um modelo, um exemplo a ser seguido. Além disso, há a necessidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos durante o seu processo formativo. Ninguém é o senhor absoluto dos saberes, e por isso, uma dos instrumentos essenciais para a realização das atividades de uma forma construtiva, consiste na busca pela produção e sistematização de conhecimentos.

            Por fim, podemos enfatizar que existe uma série de ferramentas que podem ser utilizadas no sentido de viabilizar uma carreira profissional de sucesso e admirável. Porém, devemos ressaltar que a ética e a moral devem sempre caminhar juntas, moldando a conduta dos profissionais. Nesse aspecto, as atividades realizadas por tais profissionais estarão sempre propícias ao sucesso e à admiração de todos os setores sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...